top of page

Quer resultados incríveis?

Saiba como planear o futuro da sua clínica.



“A palavra certa é um agente poderoso. Sempre que encontramos uma dessas palavras

intensamente certas... o efeito é físico e espiritual, além de imediato”. Mark Twain

Quando comecei a escrever este artigo, acabara de ler um capítulo do livro “Desperte seu gigante interior” de Tony Robbins, e lembrei que ao folhear o mesmo, coisa que sempre faço nas minhas leituras, havia visto a frase que citei acima. Entendo o planeamento, tema da sequência da nossa série “Planeamento de Clínicas Médicas e Dentárias”, como um “filho” do propósito, nosso tema anterior.


Se o seu propósito for poderoso o suficiente, e isto depende de você acreditar nele, com certeza irá conseguir colaboradores e parceiros que o seguirão de forma intensa.


Seu propósito deverá ter as palavras certas. A partir do momento em que você definiu seu propósito você terá a base para começar a estruturar seu planeamento. Fala-se muito sobre planeamento, mas como podemos definir o que deve ser feito? Sempre gosto de começar a ajudar meus clientes e alunos pensando e analisando as tendências do mercado e o quanto influenciam no dia a dia das clínicas e consultórios médico-dentários.


Vamos a algumas dessas tendências:

Saúde Cosmética e Estéticaquem quer ficar feio? Faço sempre essa pergunta quando falo dessa tendência. Fato é que, grande parte da população busca se cuidar e a medicina dentária faz parte dessa busca. Portanto estar atento às novidades que caminham no sentido da estética é bem sensato.


Envelhecimento da PopulaçãoUm em cada cinco portugueses tinha mais de 65 anos em 2016, o que torna Portugal num dos países mais envelhecidos da União Europeia (UE), refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) num documento que analisa a Península Ibérica em números. De acordo com o documento, intitulado Península Ibérica em Números 2017, Portugal registava em 2016, 20,7% de população idosa (65 ou mais anos) enquanto em Espanha o valor era de 18,7%, mais baixo do que a média da UE no seu conjunto (19,2%). Neste contexto de envelhecimento da população portuguesa existirá cada vez mais a necessidade de colocação de próteses e implantes dentários. Você já pensou que essa tendência pode ser estratégica ao crescer um nicho de mercado muito consumidor? Você conhece alguma clínica voltada à Medicina Dentária Geriátrica?


One Stop Shopa tendência de uma parada de compra está cada vez mais presente no desejo do mercado. Nesta onda, a multidisciplinaridade reina na tomada de decisão do cliente que procura serviços, e não é nada diferente na medicina e dentária. Portanto, pense em agregar valor na sua clínica ou consultório ao proporcionar uma experiência multidisciplinar ao seu cliente.


Aumento De Profissionais Na Área Da SaúdeAtualmente há uma entrada significativa de novos profissionais na área de saúde, em concreto na medicina dentária. Estima-se que foram abertas 55 novas clínicas dentárias a cada mês. Nesse contexto, com excedente de profissionais haverá a possibilidade de se criar parcerias e ter profissionais qualificados para prestar serviços para você, em especialidades que não são sua praia e isso poderá ser visto como uma excelente oportunidade.

Poderia ficar apresentando uma quantidade enorme de tendências, mas temos mais para tratar nesse artigo e acredito que tenha compreendido o quanto é importante pensar nessas e outras tendências de mercado.


Depois de definir o seu propósito e entender as tendências de mercado, você deve avaliar pontos do seu negócio que compreendem o Mix de Marketing, e não se engane, sua clínica ou consultório, independente do tamanho ou quantidade de pessoas que lá trabalham, possui cada um dos itens que vou mencionar.


Para que você avalie seu negócio, reflita sobre cada um deles determinando se são fragilidades (pontos fracos) ou potencialidades (pontos fortes):



Após avaliar cada um destes itens, ficará bem claro o que você precisará fazer em cada núcleo do seu negócio, e começar a planear a ações a serem tomadas.


Para ajudar, pense da seguinte forma e aplique como o exemplo abaixo:

- Separe cada um dos itens do Mix de Marketing (processos, pessoas,

ambiente, ponto, preço, serviço e

promoção)

- Qualifique os quesitos que coloquei

para cada item.

- Indique se cada quesito é

fragilidade ou potencialidade.


Agora é juntar as informações, fazer o planeamento e criar um plano de ação, baseado nas melhorias que deve fazer nos quesitos de cada item do Mix de Marketing que você entendeu como fragilidade e mantendo suas potencialidades, “desenhe” o que deverá ser feito nos principais núcleos: Processos, Pessoas, Finanças e Comunicação.

Por exemplo, você poderá potencializar seus processos planejando as seguintes ações:

- Definir negócio e organizar o comando (Funções, labores, etc)

- Definir Portfólio de serviços

- Definir e formalizar os processos operacionais de atendimento

- Definir Sistema Informatizado

- Ciclo de serviços / Fluxogramas (Vendas e Entregas)

- Check lists organizacionais e registros gerenciais

Já em pessoas, você pode planear o seguinte:

- Criar um Desenho dos Cargos

- Criar um Manual de Conduta

- Desenvolver politicas de recompensas (remuneração participativa)

- Desenvolver sistema de gerenciamento (Reuniões, Sistemas de Avaliação e etc)


Enfim, há complexidade ao desenvolver um planeamento para o futuro do seu consultório ou clínica odontológica, mas, se você se comprometer a fazê-lo, poderá ter resultados incríveis.


Para isso, você terá que executar o planeamento, tema do meu próximo artigo dessa série.


Nos vemos em breve.

Grande abraço e até lá.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page